sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Jantar com o Mestre Samaniego.

Fomos buscar o Mestre Samaniego (Professor/Instrutor do Sr. Reyes) na manha de Domingo e durante toda a sua estadia tivemos a honra de poder passar bastante tempo com ele. Nesse Domingo soubemos que um ex-colega de treino do Sr. Reyes e também aluno do Mestre Samaniego estava em Little Rock a ser nomeado para Mestre (Mestre Andrade). Ou seja, o Professor e o Aluno foram nomeados para Mestre ao mesmo tempo. E é ainda importante acrescentar que esse Mestre Andrade chegou a fazer muitas aulas do Sr. Reyes porque era ele que dava a aula quando o Mestre Samaniego não podia. Achei engraçado que os três se davam lindamente e sentia-se uma grande amizade e respeito entre todos. É algo que dá que pensar. Mas o que vos quero contar passou-se após o jantar na Pizzaria na terça à noite com o Mestre Samaniego. Após esse jantar de terça com o Mestre Samaniego realizei 2 coisas muito importantes que quero partilhar com vocês. 1. Faz agora quase 6 anos que faço Taekwondo sobre a alçada do Sr. Tanger e desde do início sempre o acompanhei para todo o lado e estive sempre pronto para o ajudar. Quando ele voltou da Holanda ajudei a restaurar o Dramático. Logo depois passamos para Lisboa (mítico SPA) onde ajudei a dar as aulas quando necessário. No ano seguinte ele queria dar aulas no GCP e lá fomos nós falar com eles e elaborar uma proposta. Ou seja, conheço muito bem a história da criação Academia do Sr. Tanger desde que ele voltou da Holanda assim como a sua tremenda evolução como Grande Instrutor que é hoje. Assim sendo sempre senti que era uma das pessoas mais importantes na Academia dele. Até essa altura sempre me senti o grande ajudante do Sr. Tanger em Lisboa e o Nuno Simões em Cascais. Foi então que grandes artistas marciais começaram e/ou voltaram a treinar na nossa escola. Uns mais graduados, outros muito dedicados, outros mais antigos, etc. Desde esse momento e sobretudo neste ultimo ano comecei achar que a minha posição perto do Sr. Tanger estava em risco (pensamento ridículo eu sei mas verdade) …estava com medo de perder o meu estatuto e a atenção que sempre tive. Este modo de pensar levou-me a ter por vezes atitudes menos correctas e pensamentos egoístas, dos quais me arrependo, mas com os quais aprendi muito. E essa sensação de perda era uma coisa que por vezes me remoía na cabeça e me deixava sobretudo triste e desmotivado. Sentia me como um filho abandonado. Foi então após o Jantar com o Mestre Samaniego que percebi o quão esses meus pensamentos estavam ERRADOS. Estava-me apenas a preocupar com a minha posição hierárquica no Taekwondo!!!... Ou seja, o que desejava era ser o aluno exemplar aos olhos do meu instrutor e ter o máximo da atenção possível. Queria sentir que era o braço direito dele…Pois é, foi com as sábias palavras do Mestre Samaniego que entendi a importância da comunicação interpessoal e que no Taekwondo o grande objectivo é pensar para dentro…em nós próprios. Ou seja, a nossa evolução (como aluno, instrutor, graduação) depende apenas de nós e dos nossos objectivos a curto, médio e longo prazo. Assim percebi que quando estou a fazer competição com os alunos/instrutores mais graduados com medo que eles me passem à frente, estou na realidade a competir comigo mesmo. Penso sempre que outros estão a receber mais atenção, têm um caminho mais facilitado e que eu sou o único a ser penalizado…Por isso ficava chateado/revoltado com o meu instrutor porque me sentia incompreendido e desvalorizado. Mas na realidade isso é tudo mentira. Usava esse argumento para me sentir melhor comigo mesmo. Sei que por vezes este tipo de pensamentos, por parte dos mais graduados, é muito desgastante para o Instrutor responsável e pode prejudicar o bom ambiente das aulas. Na realidade devemos é focar na nossa própria evolução e não na dos outros. Se os outros estão a evoluir mais rápido ou melhor que nós, é porque o merecem e não porque são privilegiados. Essas pessoas têm resultados mais rápidos e eficazes porque demonstram: dedicação, treino, perseverança, atitude, respeito, integridade, e muito mais. Por isso nunca culpem ninguém, apenas vocês próprios, por estarem a ser apanhados pelo tempo. Porque se isso acontece é porque não se estão a dedicar como sempre o fizeram e deveriam fazer. Vejam uma coisa, isto é exactamente o mesmo do que tudo o que se passa na nossa vida: ninguém chega a director duma empresa se não se dedicar e trabalhar o melhor possível, ninguém é um grande arquitecto se não passar muitas horas a fazer maquetes, ninguém tem boas notas na escola sem ir as aulas e estudar, etc…por isso, isto tudo é muito simples…a nossa vida apenas depende dos objectivos que nós estabelecemos e acreditamos ao longo da nossa eterna aprendizagem enquanto vivemos. São essas escolhas pessoais que fazem com que cada ser humano se desenvolva e seja um ser único e independente. Resumindo, não gastem energia a menosprezar as vitórias pessoais das outras pessoas, mas a focar no que acreditam e no que para vocês faz mais sentido…Podem ter a certeza que os frutos aparecem muito rapidamente. “…É nesta altura que a semente necessita ser bem alimentada e cuidada par criar raízes fortes…”pois é isso mesmo, tratem do vosso pinheiro e não desdenhem o dos outros. Digo isto porque por vezes custa muito a manter o pinheiro lindo e robusto, por isso não é justo tirar o mérito a quem tanto se dedica. Vou vos dar um exemplo real. Fui eu quem deu a primeira aula ao Sr. Saragoça no GCP. Nessa altura já era 1BR. Passado um ano o Sr. Saragoça já está quase na mesma graduação que eu. Ao início fazia-me um pouco confusão tenho de admitir, mas na realidade essa maneira de pensar é muito limitada. De hoje em dia é uma grande honra poder treinar com ele e poder tê-lo a meu lado neste glorioso, único e gratificante caminho/evolução dentro do Taekwondo. (fica desde já um grande abraço para esse fantástico Instrutor e Amigo). 2. A outra coisa que quero partilhar com vocês é mais breve. Após todos estes pensamentos e sensações que vos acabei de revelar percebi que toda estas experiências de vida que tive nos últimos 6 anos com o Taekwondo foi graças ao nosso grande e ilustre instrutor Sr. Tanger. Foi ele quem me mostrou o caminho e arte das mãos e dos pés, me ajudou a plantar a semente e hoje em dia me apoia a alimenta-la e desenvolve-la. Na verdade este fantástico instrutor ajudou-me a ser um ser independente, líder, corajoso,…ou seja, tudo o que sou hoje. Por isso muito obrigado Sr. Tanger porque é graças a você que sou neste momento vice-campeão Europeu e Mundial de Taekwondo Songham. Nunca poderia ter passado por todas estas experiências de vida sem a sua ajuda e dedicação. Três palmas para o Sr. Tanger: CLAP, CALP, CALP…e para este Sr. três palmas são poucas…

Sem comentários: